Ettore Marangoni 1907-1992

Hoje vamos falar um pouco sobre o trabalho deste artista que retratou com sua arte momentos marcantes de nosso município, fizeram parte de suas obras a antiga Vila de Santa Helena, Fazenda São Francisco e Ligth.

Nascido na Suíça, em Baar, Cantão de Zug, chegou ao Brasil aos 8 anos de idade, aqui fazendo os seus cursos de educação e aqui formando a sua personalidade.

Em Votorantim, onde passou a residir, aos 12 anos já pintava pequenos quadros, que eram um extravasamento de arte e uma satisfação para algo muito íntimo que o próprio menino não sabia explicar.

Com o passar dos tempos passou a ocupar na Cia. Nacional de Estamparia uma função que também era arte: Técnico em Fotogravura, profissão incomum na época, cujo estudo fez na Bélgica e Alemanha, criando desenhos, gravuras e padrões excepcionais para tecidos.

Conheça um pouco de suas obras:


"Fazenda São Francisco"
A Fazenda São Francisco é um marco dos primeiros habitantes da região que mais tarde levaria o nome de Votorantim.


"Desmenbramento - parte 1"
Desenvolvimento da região de Sorocaba e Votorantim (no alto á esquerda pode se ver a capela da penha). As atividades retratadas foram as iniciais, como engenhos, agricultura e ao lado direito já se vê os fornos de siderurgia.

Estação Itupararanga, em 1920, hoje Sta. Helena. Estudo  

Itupararanga em 1920, hoje Vila Sta. Helena. 

Fonte: http://www.marangonihein.com.br



Obs.: Para fazer os comentários (clicar em comentários e abaixo da caixa de texto escolher a opção NOME/URL, então é só colocar o nome é clicar em continuar, então fazer o comentário e clicar em publicar).