Construção da Votoran

A Fábrica de Cimento Votoran não foi apenas responsável pela cor cinza que reinava nos telhados das casas de Santa Helena, ela deu oportunidades para muitos pais e mães construirem suas famílias ancoradas em estruturas que toda sociedade necessita ter.

Neste "post" vamos mostrar o nascimento desta Industria que já foi a maior potencia cimenteira, fazendo de nosso município conhecido como a "capital do cimento" e levando o nome Votorantim para todo o mundo.

Toda a sua produção de cimento e o suor de todos os que alí trabalharam ou dos que ainda continuam a trabalhar, foram responsáveis pelas "memórias concretas". Hoje a Vila se encontra acompanhada pela gigante Votoran e por duas pequenas igrejas, mas perâmbulando pelos terrenos e ruas de cimento, se encontram muitas histórias e recordações de todos nós que um dia tivemos o imenso prazer de nos levantar pela manhã e aprecisar o nascer do sol que surgia por trás daqueles telhados cinzas da Vila de Santa Helena.


 

Pontos marcantes para a Fábrica de Cimento Santa Helena:

• Em 2 de Junho de 1936 é inaugurada a Fábrica Santa Helena, em Votorantim (São Paulo). O cimento era transportado de trem pela estrada de ferro construida pelos donos da Votorantim.

• Inauguração da Fábrica Santa Helena, em Votorantim (SP), a primeira fábrica com capital 100% nacional. Seu primeiro forno teve capacidade inicial de produção de 250 t/dia. O cimento passou a de chamar 'Cimento Votoran'.

• A Votorantim, por meio da Fábrica Santa Helena, vence a concorrência para remodelação do Viaduto do Chá na capital paulista.

Fonte das fotos e informações: http://www.votorantimcimentos.com.br/


Obs.: Para fazer os comentários (clicar em comentários e abaixo da caixa de texto escolher a opção NOME/URL, então é só colocar o nome é clicar em continuar, então fazer o comentário e clicar em publicar).