Homenagem | João Machado

João Machado
João Machado, nasceu no dia 03 de Janeiro do ano de 1941 no Município de Salto de Pirapora, filho de Noridino Machado e Laura Moreira Farrapo. Casou-se com Terezinha de Jesus Fogaça Machado no dia 15 de Setembro de 1962, desta união nasceram 3 filhos, Admir Aparecido Machado, Valmir Machado e João Machado Junior.

A história do Sr. João Machado com a Vila de Santa Helena e com a Fábrica de Cimento Votoran se iniciou no ano de 1959, quando entrou trabalhar no “Forno de Cal”, porém ainda não veio morar na Vila. No ano de 1963 após o falecimento de seu sogro (Sr. João Fogaça), veio a morar na Vila de Santa Helena juntamente com sua esposa e sua sogra, e passou a trabalhar no “Forno de Cimento” mesmo ano em que nasceu seu primeiro filho.

João Machado era uma pessoa muito carismática, fez grandes amigos por toda a Vila e principalmente nos grupos em que frequentava, no Clube da Prainha foi membro por muitos anos, passando por cargos como tesoureiro e até chegando a ser Presidente. 

Além de amar o seu trabalho e se dedicar por inteiro para a produção da Industria Votoran, o Sr. João Machado em suas horas de lazer fazia questão de estar jogando boxa com seus amigos, estes que não foram poucos.

No ano de 1965 nasceu seu segundo filho, João Machado e família moraram em diversas casas da Vila, primeiro vieram para a residência da antiga “rua da garagem”, depois Rua Pernambuco, Rua Brasília, onde nasceu o seu último filho no ano de 1984, ainda passaram pela Rua Guanabara e por último na Rua Minas Gerais.

A história do Sr. João Machado foi marcada por muitos momentos felizes compartilhados com os familiares e amigos da Vila, porém também houve um espaço para batalhas atreladas com alguns problemas de saúde. No mês de Dezembro do ano de 1986 o Sr. João Machado foi surpreendido com dores na perna, sequentemente procurando por tratamento médico foi decretado que ele estava com uma trombose e que haveria a necessidade de amputar a perna afetada. Foi um grande choque para o Sr. João Machado como também para toda a família, porém todos sabiam que era o que deveria ser feito, pois todo o tratamento estava sendo feito na Beneficência Portuguesa, um hospital de grande confiabilidade mantido pela Industria Votorantim, esta que além de dar o tratamento necessário para o Sr. João Machado, ainda doou uma prótese para que ele ainda pudesse andar sem a necessidade de cadeira de rodas, porém dois anos mais tarde em 1988 a mesma doença veio a afetar a outra perna em que se encontrava sadia, e o mesmo procedimento foi indicado pelos médicos. O Sr. João Machado se encontrava sem as duas pernas, andando com o auxilio de cadeira de rodas, porém este sofrimento foi enfrentado com grande força por este homem batalhador.

No ano de 1990 o Sr. João Machado se aposenta, mesmo ano em que vem a falecer com 49 anos. Sua esposa permanece morando na Vila, até o ano de 1993 quando tem a necessidade de deixar a Vila, devido seus dois filhos mais velhos já serem casados e seu filho mais novo ser menos de idade, sem nenhum membro da família trabalhando na Vila, período em que se intensificou a derrubada das casas. Dona Terezinha e seu filho mais novo saíram da Vila para morar em uma casa no Bairro Rio Acima, adquirida com o tempo de trabalho do Sr. João Machado na Fabrica de Cimento Votoran.

É por todo o exposto que o Blog Vila de Santa Helena, juntamente com o Grupo Filhos de Santa Helena, vem prestar esta homenagem a família do Sr. João Machado.