POEIRAS, FRUTAS, PEIXES E PÁSSAROS PREÂMBULO

EXISTEM EM MUITOS ASPECTOS LUGARES EM QUE VEGETAÇÃO, FLORA E FAUNA, NÃO PROLIFERAM POR DIVERSAS RAZÕES. EM MINHAS DISSERTAÇÕES E EM MEU PONTO DE VISTA, SEM ENTRAR NO MÉRITO DO CETICISMO, A VILA DE SANTA HELENA ERA UM CASO A PARTE, EXPLICO PORQUE EM VÁRIOS PONTOS.

NA VILA DE SANTA HELENA, O INDUSTRIALISMO NÃO ERA E NÃO FAZIA O SUFICIENTE, PARA MINIMIZAR A POLUIÇÃO QUE NOS AFETAVA DE CERTA FORMA. CRIAVA-SE OS FAMOSOS FILTROS , QUE EU MESMO ANOS MAIS TARDE OS DESCOBRIA TRABALHANDO NA FÁBRICA DE CIMENTO, AFIM DE MINIMIZAR O PÓ QUE CAIA CONSTANTEMENTE SOBRE A VILA .
IMAGINO SOMENTE AGORA, EM ANOS ANTERIORES A DE MINHA INFÂNCIA, OU ATÉ MESMO ANTES DE HAVER NASCIDO, COMO NOSSOS PAIS ENFRENTARAM MUITA POEIRA, BARROS NAS RUAS SEM ASFALTO, SEM COMUNICAÇÃO ALGUMA COM O MUNDO DE CASA, ENQUANTO TRABALHAVAM, SIM, SÃO UNS HERÓIS POR TUDO QUE FIZERAM PARA LEVAR A SUA PROLE PRA FRENTE. E MAIS AINDA, NÃO TINHAM SEQUER O MÉRITO QUE MERECIAM DE SEUS EMPREGADORES. MAS ISTO TUDO NÃO É A QUE ME REFIRO.
QUANDO OS VENTOS SOPRAVAM NA VILA RUMO AO SUL, POBRE DAS DONAS DE CASA, SUAS ROUPAS NOS VARAIS, OS PÁSSAROS , TUDO ERA ABSORVIDO POR ÀQUELA FUMAÇA , OS OLHOS ARDIAM, QUASE NÃO SE PODIA SAIR. ERA REALMENTE DIFÍCIL .
EMBORA COM TUDO , EM CADA CASA, SEMPRE HAVIA DIAS DE ESPERA, PARA SABER QUAL SERIA O SENTIDO DO VENTO , PARA QUE AS ROUPAS PUDESSEM SECAR, QUE OS PARDAIS VOLTASSEM A CANTAR COMO FAZIAM TODAS MANHÃS.
A FORÇA DIVINA É TÃO PODEROSA, QUE NA VILA TÍNHAMOS TODAS AS ESTAÇÕES DO ANO BEM DEFINIDAS. 
FRUTAS NO OUTONO, TÍNHAMOS DAS MAIS VARIADAS. EM CADA CASA, NO QUINTAL ENCONTRÁVAMOS AS DIFERENTES ESPÉCIES DE FRUTAS , QUE VOU PROCURAR EXEMPLIFICAR.EM MINHA CASA HAVIA UM MAMOEIRO, QUE ERA MAMÃO QUASE O ANO TODO, NA CASA DO SEU MANECO (PAI DO MOTA), ABACATE, NO QUINTAL DO SR LINO GARCIA, AMEIXAS , EM ALGUMA CASA LIMOEIROS.
OS ABACATES NÃO SE VENDIAM, SE DISTRIBUÍAM ENTRE OS VIZINHOS E PARENTES, DIFERENTES DE HOJE .. GOIABAS, AH DOCES GOIABAS, ESSA ERA UMA DAS MINHAS FAVORITAS.
QUANTOS PÉS DE GOIABAS ESPALHADAS, ERA NA ESTRADA QUE LIGAVA SANTA HELENA AO BALTAR, ERA ATRÁS DA FÁBRICA, NA FAZENDA S. FRANCISCO. ENFIM, ERAM TANTAS, QUE GOIABADA ERA FEITA EM VÁRIAS CASAS.
NA ESTRADA QUE LIGAVA A VILA SÃO FRANCISCO, CAPOAVINHA,, TANTAS E TANTAS VEZES IAMOS (EU E MEU TIO DITINHO) DE BICICLETA OU CAMINHANDO,HAVIAM MUITAS GOIABAS, ERAM GRANDES , BRANCAS E VERMELHAS, TENRAS, E SUCULENTAS.
NO SÍTIO NA COPOAVINHA, ONDE MEU AVÔ FRANCISO VIVIA, ERA O PARAÍSO, LARANJAS, MANGAS. QUANTAS E QUANTAS VEZES, EU ME DELICIAVA CHUPANDO MANGA NO PÉ , SOMENTE JOGANDO OS CAROÇOS NA TERRA. (ERA MANGA ESPADA, CORAÇÃO DE BOI , ASSIM A CHAMÁVAMOS). NO SÍTIO DO SEU DANTE, LARANJAS QUE ERAM DEVORADAS COM PAIXÃO .
A ESTRADA DA CAPOAVINHA TINHA UMA CARACTERÍSTICA QUE ME ATRAÍA, ERA O CHEIRO FRESCO DOS EUCALIPTOS(POR LÁ NÃO ALCANÇAVA AS FUMAÇAS DA FÁBRICA), A ORQUESTRA DE PINTASSILGOS E SABIÁS, BENTE-VIS QUE PARECIAM ESTAR NOS ASSISTINDO DO ALTO DAS ÁRVORES CUMPRIMENTANDO-NOS COM O SEU NOME .
QUANTOS AS GOIABAS, OS MENINOS VOLTAVAM DEPOIS DE RECOLHÊ-LAS ,POR DENTRO DA CAMISA AMARRADA NA CINTURA,OU EM SACOLAS . NO CAMINHO FAZÍAMOS A NOSSA “GUERRA” ATIRANDO GOIABAS UNS NOS OUTROS. ERA UMA BRINCADEIRA QUE SEMPRE ACABÁVAMOS RINDO.
BEIJA –FLORES SEMPRE HABITAVAM O FUNDO DO QUINTAL EM BUSCA DE AMEIXAS NA CASA DO LINO GARCIA, TALVEZ , E POR ISSO QUE O SIDNEY, SEU FILHO, O APELIDAMOS DE CUITELINHO.
HAVIA MUITOS MORADORES , INCLUSIVE MEU PAI QUE TINHA PINTASSILGOS NAS GAIOLAS, CANÁRIOS, E ATÉ UMA A ARAPONGA HAVIA PERTO DE CASA, QUE CANTAVA PARECENDO FEERO BATENDO EM FERRO. ERA DIFERENTE E ÚNICO (SE NÃO ME ENGANO ERA O PAI DO VANDO-GOLEIRO) QUE A TINHA.
SIM, A FUMAÇA NÃO AFETAVA AS TILÁPIAS NO RIO , QUE NÃO PODIAM SENTIR MILHO VERDE NO ANZOL, E DAÍ ERA PARA A MISTURA DO DIA. NAS PASSAGENS PELA VILA HORTÊNCIA, NA SUA REPRESA, OS CASCUDOS, ERAM PEGOS NA ENCOSTA DA BARRAGEM.
NO SÍTIO DO SR. DORIVAL MELO ,DO MEU PAI , E DO SR. ZÉ DO NORTE, ASSIM O CHAMÁVAMOS , TÍNHAMOS MILHO VERDE, MANDIOCA, PIMENTA, ABÓBORA, ETC.
MEUS PASSEIOS DE BICICLETA PELA LINHA DO TREM ATÉ A VILA OLÍMPIA, NA MINHA CALOI,SEMPRE PARAVA PARA CEVAR COM OS MILHOS TRAZIDOS ,O PONTO DE PESCA PARA DIAS QUE VIRIAM.
SIM, VIVÍAMOS NESTE PARAÍSO, ONDE A CHAMINÉ E OS VENTOS NORTE OU SUL, NÃO IMPEDIRAM DE TER ESTAS EMOÇÕES . ESTAS COISAS SIMPLES QUE A NATUREZA DIVINA NOS REGALOU.

NOEL R SANTOS , MIAMI-01/19/2012